quinta-feira, 17 de abril de 2014

Horta da Faculdade de Saúde Pública e Horta City Lapa

Na Faculdade de Saúde Pública da USP
Este post também é cola do que já foi publicado no Come-se. Só pra constar. 

------------------

Continuando o último post: http://come-se.blogspot.com.br/2014/04/hortas-comunitarias-coluna-do-paladar.html, agora uma convocação. 

Começamos, eu e uns vizinhos, a fazer uma hortinha num espaço abandonado na minha rua. Ainda somos poucos, já temos muitos opositores (sim, há gente que odeia hortelãs e hortelões), mas queremos mostrar que somos muitos os que gostamos. Queremos apenas que os espaços públicos sejam públicos, agradáveis. Queremos uma cidade mais humana, acolhedora, segura e amigável. A gente não quer só comida. 

Estou participando também da formação de uma horta coletiva na escola onde sou apenas ex-aluna. A Faculdade de Saúde Pública da Usp, onde estudei nutrição, tem um jardim lindo e até agora intocado. Mas um grupo de alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de professores e funcionários, resolveu fazer ali uma horta. Contrataram dois orientadores de permacultura e arregaçaram as mangas e jalecos.  Estou participando desde o início e na última sexta-feira já fizemos nosso primeiro canteiro. A composteira já existia. 


Já a horta aqui da minha rua, começamos num canto de rua - os loteamentos city tem estas esquinas praceadas que deve ter um nome, mas não sei.   O local estava esquecido, com mato alto e cheio de entulhos e restos de poda - jogado, claro, pelos próprios vizinhos.  Começamos a carpir, a plantar, mas ainda tem trabalho. É difícil reunir todo mundo embora tenhamos feito reuniões e panfletagem na vizinhança.  Acho que quando o espaço estiver já mais apresentável e quando estivermos sempre por ali os vizinhos vão se aproximando.  Por enquanto, somos poucos. 

No primeiro dia  de trabalho levamos mesinha, um bolo de chocolate, café, chá, água. Quem chegasse tinha ao menos assunto e acolhimento. 


Plaquinhas feitas com lata de cerveja 
Amanhã cedo vamos trabalhar de novo. Podia ser no fim de semana, mas vou pra Piracaia e Ana não vai poder e o trabalho urge. Então, por enquanto, estamos confirmadas para amanhã Ana e eu, eu e Ana.  Só para dar uma adiantada. Se você está perto da Lapa e quer participar, será bem vindo. Se estiver longe, quem sabe não se anima a participar e depois criar uma horta no seu bairro? Se quiser queimar umas calorias, é um bom pretexto (Ana disse no dia seguinte ao trabalho que agora sabe exatamente com que músculos este tipo de trabalho mexe). Se simplesmente quer ajudar porque sabe que este é um pedaço da sua cidade, venha. Se não quiser pegar na enxada, haverá o trabalho de plantar mudinhas que já fiz (manjericão cravo, manjericão anis, capim santo, melissa, folha de curry, etc), de fazer plaquinhas de identificação, de ir buscar folhas secas num bosque aqui do lado, de recolher lixo ou simplesmente de ficar do lado dando apoio moral pra mostrar que somos uma turminha. 


Dona Leda dá o maior apoio 
E apoio nesta hora é fundamental. Pois parece que tudo são flores e aromas, que tudo é lindo, que estamos fazendo o melhor, mas é incrível como tem gente que se incomoda com isto. Dizem que não vai dar certo, que está muito perto da estação de trem (?), que no local passa bicho, jogam lixo, que vão arrancar, que isto e aquilo. Ainda assim decidimos tentar. Bem, então, quem quiser participar, é só aparecer. 


Mudinhas a espera de mãos plantadoras
Rose e Ana fazendo pausa 

A primeira muda plantada: Alternanthera brasiliana (terramicina)
Quando: amanhã, sexta-feira, 04 de abril a partir das 8 da manhã. Até o meio dia. 
O que trazer: se quiser trazer algum lanche para compartilhar, ótimo. Se não, comerá do nosso bolo e beberá do nosso chá.  Se tiver alguma ferramenta como enxadão, enxada, pazinhas, ótimo. Uma luva é providencial. 
Quer contribuir? se puder, ótimo, traga mudinhas de ervas aromáticas e/ou medicinais. De flor, tagetes e maria-sem-vergonhas.  Se não puder, sem problemas, venha assim mesmo. 
Onde: Esquina das ruas João Tibiriçá e Barão de Itaúna - em frente à praça Ângelo Rivetti, na City Lapa. 
Quer confirmar? Nosso contato: hortacitylapa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário